RUA MARECHAL DEODORO, 368 - CANOAS/RS - FONE(51) 3476-7824
SERVIÇOS EM VEÍCULOS
DE FROTAS
SERVIÇOS EM VEÍCULOS
PESADOS
SERVIÇOS EM VEÍCULOS
LEVES

ACESSO RESTRITO
USUÁRIO

SENHA:



DICAS ÚTEIS
Possuímos os mais modernos equipamentos de diagnóstico automotivo. Esses equipamentos, aliados à experiência da equipe de profissionais da empresa, são os fatores que fazem a diferença tanto nos serviços de reparo e reposição de peças, como nas manutenções preventivas do seu veículo.

Água da bateria
Boa parte das baterias é do tipo selada, ou seja, não precisa se preocupar com a água, basta checar a luz indicadora, que determina a condição da bateria. Entretanto, se não for o seu caso, então será preciso manter no nível certo para que funcione corretamente e tenha boa durabilidade. Uma verificação mensal é o suficiente.


Água do radiador
A principal finalidade do radiador é refrigerar o motor, evitando o superaquecimento. Uma falha no sistema de arrefecimento, como um vazamento ou mesmo o nível baixo de água, pode causar sérios danos, como queimar juntas, velas de ignição, furar pistões e, em casos piores, fundir o motor. Para evitar isso, o correto é verificar o nível de água toda semana e uma vez por ano fazer a limpeza de todo o sistema de arrefecimento. Também é importante o uso do aditivo para água.

Escapamento
O escapamento também requer cuidados. Nada complicado, apenas uma inspeção periódica a cada seis meses para verificação do estado geral, como os batentes, suportes e abraçadeiras. Se alguma peça começa a se soltar, pode danificar o escapamento, além de produzir um barulho que incomoda.

Extintor de incêndio
É um equipamento obrigatório que pode render uma multa se estiver ausente ou sem condições de uso. Portanto, verifique a validade e, se for o caso, faça a recarga.

Filtro de ar
Algumas vezes não interessa para o motorista saber se uma peça é importante ou não. A palavra de ordem é economia de combustível. Pois bem, o filtro sujo aumenta o consumo e pode causar o entupimento do sistema de alimentação, por isso ele precisa ser trocado regularmente. A limpeza com um ar comprimido não pode ser feita sempre, apenas vez ou outra, o correto mesmo é a troca.

Fluido de freio
O fluido de freio pode absorver umidade e isso faz com que ele fique instável em variações de temperatura. Mas essa dificuldade pode ser contornada com inspeções periódicas, checando o nível do reservatório, além de conferir o estado geral e também se há algum vazamento no sistema. Uma vez por ano é importante fazer a limpeza do sistema, seguindo rigorosamente as informações do fabricante que constam do manual do proprietário.

Palhetas do limpador
As palhetas podem ficar ressecadas com o tempo e uma vez danificadas podem arranhar o vidro. Além disso, dificultam a visibilidade na chuva, pois a falha na borracha causada pelo ressecamento não permite uma limpeza uniforme. Assim, utilize o limpador vez ou outra para manter seu bom estado de funcionamento.

Lubrificação
A lubrificação é um dos elementos principais na preservação do motor. É preferível utilizar o óleo indicado pela montadora no manual do veículo. O nível de óleo deve ser verificado uma vez por semana com o carro frio. Ele precisa estar entre o mínimo e o máximo da vareta do medidor. Quando completar o nível, é importante usar o mesmo tipo e marca de óleo que estiver sendo usado no seu carro. A troca completa do óleo sintético deve se realizar no prazo recomendado pelo fabricante do produto, geralmente entre 20 mil e 25 mil quilômetros. Sempre que fizer essa troca, o filtro de óleo também deve ser substituído. A cada troca de óleo, limpe o filtro de ar, que deve ser substituído depois de 10 mil quilômetros (veja sobre filtros esportivos). ADITIVOS - Utilizar corretamente os vários tipos de aditivos, na hora de abastecer o tanque de combustível ou trocar o óleo do motor, é o segredo para que os proprietários de veículos consigam reduzir os gastos com sua manutenção, melhorar o desempenho do motor e economizar em consumo e troca de peças. Aditivo não é supérfluo. É uma forma de manutenção preventiva. Eles agem diretamente sobre as causas do desgaste excessivo de peças e componentes dos veículos, como a formação de depósitos no sistema de lubrificação e de admissão de combustível, falhas na lubrificação (especialmente em partidas a frio) etc. Além disso, os aditivos promovem economia de combustível e diminuem a emissão de poluentes. Eles têm, como principal função, manter e restaurar as condições originais dos sistemas mecânicos, garantindo que continuem funcionando em sua melhor faixa de desempenho. A utilização de aditivos no sistema de refrigeração evita a corrosão do sistema de arrefecimento e também melhora o consumo.

Rodas / pneus
Elementos essenciais para a sua segurança e de sua família, os pneus e rodas do seu carro devem estar sempre em boas condições de uso. O tipo de pneu que equipa o seu veículo deve obedecer à indicação que vem no manual do proprietário. A cada duas semanas ou, antes de viajar, os pneus precisam ser calibrados ainda frios. Complete com a pressão correta indicada para os pneus, que vem impressa no manual do carro e nas tabelas específicas. Verifique também o estepe. O uso da tampinha na válvula de ar de cada pneu é fundamental para evitar que o bico receba impurezas. O momento ideal para a troca dos pneus é quando a marca de desgaste, um triângulo ou as letras TWI impressas na lateral deles, são atingidas. Deve-se fazer o rodízio a cada 10 mil quilômetros, além do alinhamento de rodas e direção. Para os pneus radiais, o rodízio deve ser em linha reta. Os traseiros trocam de posição com os dianteiros, ou seja, o da esquerda com o mesmo lado e o da direita com o seu equivalente. Para os pneus diagonais ou normais, o rodízio é em forma de X, ou seja, os traseiros trocam de lado com os dianteiros, que passam em linha reta para os traseiros, sem alternar os lados. As rodas devem ser balanceadas após o rodízio, ou sempre que você substituir pneus.

velas
As velas também são importantes para o bom funcionamento do motor. Substitua as de cobre a cada 15 mil quilômetros e as de prata ou eletrodos múltiplos depois de 30 mil quilômetros. As mais recentes de platina precisam ser trocadas apenas a cada 60 mil quilômetros. Ao fazer essa substituição, verifique também os cabos de velas. Problemas de perda de potência, geralmente são ocasionados pelas velas, que devem estar sempre reguladas.

  Subir