Lubrificação

A lubrificação é um dos elementos principais na preservação do motor. É preferível utilizar o óleo indicado pela montadora no manual do veículo. O nível de óleo deve ser verificado uma vez por semana com o carro frio. Ele precisa estar entre o mínimo e o máximo da vareta do medidor. Quando completar o nível, é importante usar o mesmo tipo e marca de óleo que estiver sendo usado no seu carro. A troca completa do óleo sintético deve se realizar no prazo recomendado pelo fabricante do produto, geralmente entre 20 mil e 25 mil quilômetros. Sempre que fizer essa troca, o filtro de óleo também deve ser substituído. A cada troca de óleo, limpe o filtro de ar, que deve ser substituído depois de 10 mil quilômetros (veja sobre filtros esportivos).

ADITIVOS - Utilizar corretamente os vários tipos de aditivos, na hora de abastecer o tanque de combustível ou trocar o óleo do motor, é o segredo para que os proprietários de veículos consigam reduzir os gastos com sua manutenção, melhorar o desempenho do motor e economizar em consumo e troca de peças. Aditivo não é supérfluo. É uma forma de manutenção preventiva. Eles agem diretamente sobre as causas do desgaste excessivo de peças e componentes dos veículos, como a formação de depósitos no sistema de lubrificação e de admissão de combustível, falhas na lubrificação (especialmente em partidas a frio) etc. Além disso, os aditivos promovem economia de combustível e diminuem a emissão de poluentes. Eles têm, como principal função, manter e restaurar as condições originais dos sistemas mecânicos, garantindo que continuem funcionando em sua melhor faixa de desempenho. A utilização de aditivos no sistema de refrigeração evita a corrosão do sistema de arrefecimento e também melhora o consumo.



OUTRAS DICAS ÚTEIS

Água da bateria
Água do radiador
Escapamento
Extintor de incêndio
Filtro de ar
Fluido de freio
Palhetas do limpador
Rodas / pneus
velas